Login Webmail
Login Área do Cliente

A Sercomtel

A Sercomtel faz história em Londrina e é uma das mais importantes empresas do Paraná. Em 1964, a Prefeitura cria o Departamento de Serviços Telefônicos, que no ano seguinte é transformado em autarquia com o nome Serviço de Comunicações Telefônicas de Londrina - Sercomtel. Quatro anos mais tarde ativa a 1ª central analógica, com 7280 linhas. Em 1992, é a 1ª cidade do interior e 4ª do Brasil a ativar o serviço de telefonia celular. Em 2009, a Anatel (órgão que regulamenta as teles) autoriza a Sercomtel a operar em todo o Estado do Paraná.

A Sercomtel é a empresa paranaense de telecomunicações que oferece soluções completas em telefonia, comunicação de dados e internet. O objetivo da Sercomtel é proporcionar aos clientes tecnologia de ponta, qualidade no atendimento e preços especiais, além de estar sempre em busca de oportunidades para diversificação e inovação dos seus serviços.
Missão

Prover soluções de serviços de comunicação com qualidade para os clientes, maximizando valor para os acionistas.

Visão

Ser a melhor empresa de soluções de comunicação em qualidade de serviços.


Crenças e Valores

Comprometimento, Confiabilidade, Inovação, Responsabilidade com a sociedade e Transparência.

Endereço - Matriz

R. Prof. João Cândido, 555. Londrina - PR, CEP: 86010-927

Composição dos Órgãos de Administração

Diretoria

(2019-2021)

Conselho de Administração

(2019-2021)

* Membros independentes em conformidade com a Lei Federal nº 13.303/2016
Conselho Fiscal

(2018-2020)

História da Empresa

A Sercomtel faz história em Londrina e é uma das mais importantes empresas do Paraná. Em 1964, a Prefeitura cria o Departamento de Serviços Telefônicos, que no ano seguinte é transformado em autarquia com o nome Serviço de Comunicações Telefônicas de Londrina - Sercomtel. Quatro anos mais tarde ativa a 1ª central analógica, com 7280 linhas. Em 1992, é a 1ª cidade do interior e 4ª do Brasil a ativar o serviço de telefonia celular. Em 2009, a Anatel (órgão que regulamenta as teles) autoriza a Sercomtel a operar em todo o Estado do Paraná.
- Criação, pelo prefeito José Hosken de Novaes, do Departamento de Serviço Telefônico Municipal que, após adaptações legais, se transforma no SERVIÇO DE COMUNICAÇÕES TELEFÔNICAS DE LONDRINA – SERCOMTEL, autarquia dirigida pelo ex-juiz e professor de Direito, Theobaldo Cioci Navolar.
- Aquisição de central automática, infraestrutura e pessoal para ativação de 6 mil telefones automáticos da primeira estação, aumentando a densidade telefônica de Londrina de 1,19 para 2,75 terminais em serviço por 100 habitantes.
- Inauguração da rede telefônica inter-distrital, única cidade do País a ter seus distritos atendidos por telefonia.
- Inauguração da central de trânsito DDD da Telepar. 11ª cidade brasileira - antes de Brasília, Santos, Recife, Niterói e outros grandes centros nacionais - a integrar o Sistema de Discagem Direta à Distância.
- Primeira expansão telefônica, com ativação da central 23, da Estação João Cândido, com capacidade de 5.200 terminais.
- Segunda expansão telefônica, com ativação da central 27, inaugurando a 1º Estação Telefônica Periférica Bancários, com capacidade para 5.200 terminais.
- Totaliza 22.800 terminais telefônicos, com a média de 14,9 terminais para cada 100 habitantes, superando a meta do Plano Nacional de Desenvolvimento da Telebrás.
- Inauguração da Discagem Direta Internacional - DDI.
- Início da oferta dos serviços chamados verticais, com ativação do serviço Disque Piadas. Um problema técnico possibilitou os usuários do Disque Piadas se comunicarem entre si, e quando o problema foi sanado, há um enorme apelo de usuários e da imprensa para a volta ao sistema antigo. É o ponto de partida para o lançamento do Disque Amizade, que se torna mania nacional e mundial.
- Os Telefones Públicos da sede passaram a efetuar chamadas interurbanas a cobrar para qualquer parte do país.
- Inauguração 03 “orelhinhos”, TP(s) com orelhões rebaixados, permitindo a utilização por pessoas em cadeiras de rodas e crianças, no Ano Internacional do Deficiente Físico, promovido pela ONU.
- Lançamento de nova expansão pelo sistema de autofinanciamento, contrariando o Governo Federal, visto que só seria possível se fosse transformada em Sociedade Anônima, sob controle do Município, com a emissão de ações.
- Autorização de novas expansões pelo Ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães.
- Abertura de concorrência para aquisição de centrais, vencedo a Ericsson do Brasil com moderna tecnologia digital do sistema CPA AXE-10. Era a primeira cidade do interior do Brasil a contar com uma central pública de tecnologia digital e a utilizar Estágios de Linha Remoto - ELR’s, criados especialmente para atender as necessidades da Autarquia.
- Oficialização, pelo Ministério das Comunicações, da expansão do sistema telefônico da sede e a automatização-expansão dos sistemas dos distritos.
- Assinatura da Portaria 15, que passa de 10 para 47,39% a participação no tráfego mútuo das ligações interurbanas, com efeito retroativo de 1º de março de 85 a 31 de janeiro de 86; e da Portaria 16 que passa para 75% a referida participação, a partir de 1º de fevereiro de 1986, conquistando uma situação de igualdade com as demais operadoras do país.
- Inauguração da 3ª Expansão Telefônica, tornando-se a primeira cidade brasileira a contar com uma central pública Ericsson AXE-10, de grande porte, a empregar a tecnologia digital CPA-T (Controle de Programa Armazenado Temporal) e a utilizar ELR (Estágios de Linha Remoto) RSS, interligados à Central-mãe, através de uma rede digital composta de equipamentos MCP-30 da ABC Elebra e cabos PCM Pirelli.
- Totaliza 39.044 terminais instalados, dos quais 1.088 destinados a se transformar em 2.176 terminais de linha compartilhada, totalizando 40.132.
- Ativação do primeiro sistema de Linhas Compartilhadas que se tem notícia, através de uma central CPA-T.
- Inauguração da 4ª Expansão (Fase 2 da CPA-T), passando a utilizar a primeira rede digital óptica (laser) brasileira, interligando uma central CPA-T de grande porte e ELR(s) através dos sistemas de 3ª Hierarquia MCP-480/ELO-34, NEC cabos de fibra óptica da Pirelli.
- Totaliza 59.172 terminais.
- Ativação da 1ª etapa da 5ª Expansão, com um aumento de 10.528 terminais na rede local.
- Lançamento do aluguel de terminais telefônicos, com utilização de parte da reserva técnica. Inovando a filosofia de uso do telefone, possibilitou a queda nos valores praticados pelo mercado e maior atendimento da população.
- Instalação, no Dia do Índio, do milésimo Telefone Público no Posto Indígena Apucaraninha, em Tamarana, com distribuição aos indígenas cartilha explicativa, intitulada “O telefone é seu amigo”, escrita em português e em guarani.
- Autorização da Secretaria Nacional das Comunicações, que confirma o direito da Autarquia de implantar a telefonia móvel celular em Londrina na sub faixa A.
- Início das obras para implantação da telefonia celular e do atendimento comercial Sercomtel/Celular
- Inauguração das novas instalações do Parque de Operações.
- Lançamento do programa Anel Rural, que visa o atendimento das pequenas comunidades através de telefones públicos comunitários que fazem e recebem chamadas locais e DDD.
- Abertura de processo licitatório para fornecimento do Sistema Móvel Celular de Londrina, fato com repercussão nacional, pois apenas Rio e Brasília oferecem tal serviço.
- Criação do Tele-carro, TP instalado em cabine tipo “orelhão”, criado especialmente para ser utilizado pelo motorista ou pelos passageiros, sem sair do automóvel.
- Assinatura de contrato com ERICSSON do Brasil para fornecimento do Sistema Móvel Celular com 5 mil terminais para comercialização e ativação até 1995.
- Ativação do Sistema Móvel Celular, 4ª cidade do Brasil e 1ª do interior.
- Criação da Bolsa de Telefones, fato inédito no país, operando com terminais obtidos dos assinantes através de recompra ou locação, restringindo o mercado paralelo.
- Instalação, em uma escola, do primeiro telefone público Dupla Ação, que possibilita o uso ao público interno e externo; e do primeiro telefone público celular, no Parque de Exposições Ney Braga, durante a 34ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.
- Adoção dos sistemas de medidas de desempenho do Sistema Telebrás.
- Ativação e oferta ao mercado do serviço 0800.
- Elaboração e distribuição do Manual de Instalação, para que o cliente efetue a instalação interna de seu telefone.
- Inauguração de rês telefones públicos celulares na área rural, fato pioneiro no País.
- Lançamento de campanha de esclarecimento à população sobre a transformação da empresa em sociedade anônima, face ao novo cenário de telecomunicações, divulgado pelo Governo Federal e a privatização das telecomunicações desenhada no cenário mundial.
- Criação dos primeiros serviços virtuais: Serviço Público de Mensagem, Telefone Virtual e Correio de Voz; e e acesso à Internet, durante a 4ª Infotech – Feira de Informática e Tecnologia de Londrina.
- Criação do Coral Sercomtel.
- Instalação, em caráter de teste, do primeiro TP Celular em ônibus de transporte coletivo.
- Prestação de serviços telefônicos ao Município de Tamarana, emancipado do Município de Londrina.
- Início das atividades da Sercomtel como Sociedade Anônima de Economia Mista.
- Lançamento comercial dos serviços de internet (Internet by Sercomtel).
- Quadro de empregados: 908 (concursados, assessores e aprendizes).
- Inaugura o Sistema Móvel Celular com tecnologia digital.
- Disponibilização de sistema de videoconferência.
- Disponibilização de serviços de internet em cidades da região de Londrina (Arapongas, Cornélio Procópio e Maringá).
- Assinatura do contrato de concessão de serviço móvel – Celular Banda Larga.
- Recebimento de certificação ISO 9002 - sistema de gestão de qualidade ABS – Quality Evaluations.
- Instalação do primeiro telefone público de Discagem Direta Internacional, funcionando com cartão indutivo.
- Instalação no Instituto Londrinense de Educação de Surdos (Iles) de dois aparelhos que permitem aos surdos-mudos por meio de teclado (com modem próprio) e visor, comunicarem-se tanto a partir de um telefone público como de um aparelho telefônico convencional.
- Disponibilização do serviço de Auxílio à Lista via Internet.
- Criação da Lei Mínima (telefonia móvel); Lei Geral das Telecomunicações e abertura de licitação para exploração da “Banda B” da telefonia móvel.
- Leilão das empresas que compõem o sistema Telebrás.
- Criação da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações.
- Assinatura dos contratos de concessão para prestação dos serviços de telefonia em Londrina e Tamarana.
- Constituição da Sercomtel Celular S.A.,
- Aprovação de lei municipal para privatização da empresa.
- Alienação de 45% das ações de propriedade do Município para a Copel.
- Aquisição de licença para exploração de TV por assinatura na modalidade MMDS na cidade de Maringá.
- Constituição da Adatel TV e Comunicações S.A. (Cascavel, Osasco e São José).
- Investimentos na digitalização da planta.
- Digitalização de toda a planta da operadora com a substituição de todas as centrais analógicas. A Sercomtel foi a primeira operadora com a planta 100% digital.
- Constituição da Adatel TV e Comunicações Osasco S.A. e Adatel TV e Comunicações São José S.A., decorrentes da cisão da Adatel TV e Comunicações S.A.
- Constituição da Companhia Nacional de Call Center com participação da Sercomtel em 49% do capital social.
- Comercialização do celular pré pago.
- Disponibilização do CSP 43 para ligações de Londrina e Tamarana para qualquer localidade da região II.
- Participação, através da Companhia Nacional de Intervias, na sociedade que criou o provedor Onda.
- Substituição integral de todos os telefones públicos a ficha por cartão.
- Inicio das atividades da filial SMTV na cidade de Maringá e região.
- Inauguração do embrião do Teleporto em Londrina (centro de integração de redes de telecomunicações em voz, dados e imagens).
- Venda da Adatel TV e Comunicações S.A. – Operação de Cascavel.
- Unificação dos Conselhos de Administração e Fiscal da Sercomtel Fixa e Sercomtel Celular.
- Instalação da tecnologia ADSL(Asymetric Digital Subscriber Line).
- Lançamento do serviço WAP (Wireless Application Protocol), que permite o uso da internet pelo telefone celular.
- Realização do plebiscito para venda da Sercomtel Celular S.A (52,76% não).
- Início das atividades operacionais da Adatel Osasco S.A. e Adatel São José.
- Extinção da Companhia Nacional de Intervias, passando as ações do provedor Onda a integrar diretamente o patrimônio da Sercomtel.
- Constituição da Internet By Sercomtel com participação da Sercomtel em 49% do capital social.
- Oficialização do Comitê de Solidariedade dos Funcionários da Sercomtel, criado em 26/09/1993, por funcionários da empresa para o desenvolvimento de atividades sociais filantrópicas.
- Lançamento oficial da Universidade de Negócios Sercomtel.
- Início das atividades de concorrentes do setor (telefonia celular).
- Classificada pela Revista EXAME entre as melhores empresas de telefonia.
- A ASK! é a primeira empresa de Call Center a obter a certificação ISO 9000 versão 2000.
- Início da comercialização do plano pré pago fixo.
- Antecipação, em mais de 2 (dois) anos, o atendimento das obrigações de universalização da ANATEL.
- SMTV disponibilizou para comercialização a TV pré paga.
- Autorização da Anatel para exploração de telefonia fixa em outras localidades e o CSP 43 Nacional.
- Alteração de 7 para 8 dígitos os números de telefones de Londrina e Tamarana.
- Comitê de Solidariedade dos Funcionários da Sercomtel recebe o Prêmio Cidadania do Anuário Telecom 2002, na categoria Ação Social, em razão do projeto Comunidade Feliz e o título de utilidade pública da Câmara Municipal.
- Internet By Sercomtel alterou sua denominação social para Sercomtel Internet S.A.
- Início das operações em outras cidades da região de Londrina.
- Utilização do CSP 43 pela Sercomtel Celular para realização de ligações de longa distância e internacional (DDI).
- Início das operações de GSM da Sercomtel Celular.
- Sercomtel Fixa e Celular recebem da Câmara Municipal o título Selo da Cidadania.
- Sercomtel Fixa, Celular e Internet recebem o prêmio “Top de Marcas Londrina 2003”, em sua 8ª edição.
- Disponibilização de Ouvidoria para os clientes Sercomtel.
- Realização de PDV com a adesão de 14 empregados.
- Sercomtel deixou o quadro de acionistas do Provedor Onda.
- Certificação ISSO 9001 versão 2000 para a Sercomtel.
- Sercomtel Celular perdeu autorização para utilizar o CSP 43 nacional e internacional.
- Lançamento do projeto “Londrina Cidade Digital” com o objetivo de propiciar a inclusão digital de 32 mil alunos em 79 escolas municipais da cidade.
- Assinatura de acordo com a operadora CLARO e ampliação a área de roaming para serviços multimídia.
- Início de co-billing com operadoras Embratel e Telefônica.
- Prêmio Mário Henrique Simonsen - Excelência em Balanço Social.
- Lançamento da “Coleção Londrina 70 Anos”, uma série de cartões telefônicos ilustrados com obras de artistas londrinenses em homenagem aos 70 anos do município.
- Realização de PDI-A – Plano de Demissão Incentivada Aposentados com a adesão de 23 empregados.
- Início da disponibilização de consulta e impressão da 2ª via da conta telefônica e extrato para pagamento na web.
- Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho da região sul na categoria grande empresa (acima de 500 funcionários), liderança na pesquisa Top de Marcas Londrina 2004 nos segmentos de telefonia fixa, celular e internet, Selo da Cidadania da Câmara Municipal e classificação em 2º lugar na categoria Operadora de Telefonia Fixa na pesquisa Top of Mind Paraná.
- Prorrogação do contrato de concessão do STFC – Sistema Telefônico Fixo Comutado, nas modalidades local, longa distância nacional e longa distância internacional, válido por 20 anos.
- Modernização central de trânsito e conclusão da instalação da rede metropolitana
- Substituição da plataforma de telefone pré pago.
- Sercomtel Fixa, Celular e Internet são as marcas mais lembradas pelo consumidor nipo-brasileiro em pesquisa Top Nikkey e do “Top de Marcas Londrina”e 2ª marca mais lembrada na "Pesquisa Top of Mind Paraná 2005".
- Inauguração do Espaço Memória, local que reúne em exposição o acervo histórico da empresa. Sercomtel Celular faz parceria com a Intuel (Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina).
- Conclusão da instalação de infraestrutura de internet banda larga em 100% da zona rural de Londrina.
- Início das operações em Arapongas.
- Início das aquisições de créditos de ICMS.
- Prêmio Top Nikkey 2006’ e ‘Top de Marcas 2006’ nos segmentos telefonia fixa e internet e premiada pela terceira vez com o ‘Prêmio Mário Henrique Simonsen – Exclência em Balanço Social’.
- Início da publicação do ‘Almanaque Sercomtel’ e do ‘Planeta 43 ’na Folha de Londrina.
- Contratação da consultoria CPqD para elaboração de proposta de reestruturação da empresa.
- Início da operação do serviço de SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) Autenticado.
- Inauguração da nova ala da Escola Especial Flávia Cristina, cuja obra foi patrocinada pelos funcionários da Sercomtel por meio do Comitê de Solidariedade.
- Lançamento de serviço de audioconferência.
- Instalação da primeira fase do CRM by Sercomtel.
- Ampliação de PPI – Pontos de Presença de Interconexão em algumas cidades do Paraná.
- Lançamento do produto Voicemax – serviço de voz sobre IP.
- Início da portabilidade numérica.
- Início dos testes com clientes da internet sem fio em alta velocidade por meio da tecnologia Wi-Fi.
- Ativação de sistema de monitoramento desenvolvido internamente pela empresa.
- Troféu Destaque na Área de Informática na região Norte do Paraná; Top Nikkey Londrina 2007 por ser a marca mais lembrada dos consumidores nipo-brasileiros em telefonia fixa e internet e prêmio Top de Marcas Londrina por ser a marca mais lembrada em telefonia fixa e provedor de internet.
- Migração do sistema de tarifação da telefonia fixa de pulso para minuto.
- Assinatura de Termo de Obrigações do Plano de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado em Instituições de Assistência às Pessoas Portadoras de Deficiências Auditivas.
- Ativação de PPIs (Ponto de Presença de Interconexão) nas cidades de Toledo, Paranaguá, Guarapuava, Santo Antônio da Platina, Cianorte, Foz do Iguaçu e Bandeirantes, totalizando 17 cidades.
- Início da emissão de contas telefônicas em Braille.
- Lançamento do Box Sercomtel, pacote de serviços e produtos de telefonia fixa, celular, internet e serviços agregados.
- Ativação das primeiras câmeras de vigilância na cidade com projeto técnico do sistema de monitoramento desenvolvido pela Sercomtel.
- SMTV passou a ofertar serviços de banda larga e VOIP em Maringá.
- Assinatura de contrato com fornecedor para aquisição da rede NGN para telefonia fixa.
- Assinatura de parceria com a Flex TV (Tv por assinatura digital).
- Implantação do Conselho de Usuários da Telefonia Fixa.
- Início das atividades da Rádio WEB Sercomtel.
- Início da operação comercial em Arapongas com rede de acesso wireless (sem fio) banda larga.
- Eleita pelo quarto ano consecutivo, na pesquisa Top Nikkey como a marca mais lembrada pelo consumidor nipo-brasileiro em Londrina nos segmentos de telefonia fixa e provedor de internet, e pelo oitavo ano consecutivo é a marca mais lembrada no segmento de telefonia fixa na Pesquisa Top de Marcas 2008.
- Ranking da Anatel aponta a Sercomtel Celular, pelo 17º mês consecutivo, como a operadora com menor número de reclamações de clientes junto ao call center da Agência e, pelo 18º mês consecutivo, como a melhor operadora do país no ranking de reclamações da Anatel.
- Início da implantação da portabilidade numérica.
- Início da operação da rede 3.5G.
- Adoção de ações emergenciais de rápida implementação e alto impacto financeiro.
- Adesão ao programa de refinanciamento de dívidas tributárias estaduais – Programa Paraná Bom Emprego.
- Aprovado pela ANATEL da expansão dos serviços de telefonia fixa para todo o Paraná.
- Instalação de PPT – Ponto de troca de tráfego de internet na UEL – Universidade Estadual de Londrina.
- Sercomtel Celular figura pelo 20º mês consecutivo no ranking da Anatel como a operadora com menor número de reclamações registradas no call center da agência reguladora.
- Única operadora do país a obter índice de 100% de qualidade do atendimento ao usuário – o IDA em todo os segmentos conforme Anatel.
- Início da primeira fase da implantação da digitalização do head end da SMTV.
- Marca mais lembrada nos segmentos de telefonia fixa e provedor de internet na pesquisa Top Nikkey 2009 e vencedora do prêmio Top de Marcas 2009 em telefonia fixa, provedor de internet e lista telefônica.
- SMTV ganha o prêmio "Negócios de Sucesso" como melhor operadora de TV por assinatura de Maringá.
- Rádio Sercomtel passa a usar a rede social Twitter e serviço de interatividade de voz através do telefone fixo 3347-4343 para interação com seus ouvintes.
- Inauguração das réplicas de cabines telefônicas inglesas.
- Lançamento da internet e-conômica no valor de R$ 29,90.
- Lançamento do ADSL de 20 Mbps.
- Primeira transmissão de evento ao vivo pelo sistema 3G.
- Início do fundamento do bloqueio de telemarketing.
- Início das operações de telefonia fixa na cidade de Maringá.
- Desativação da tecnologia TDMA.
- Portal da internet recebe o nome de Planeta Sercomtel.
- Lançamento do Sercomtel ao Ar Livre.
- Obteve índice de 100% de qualidade do atendimento ao usuário – o IDA em todo os segmentos conforme Anatel.
- Prêmio TopDestak 2009, em Arapongas, por ser a marca mais lembrada pela população araponguense na categoria "Telefonia Comercial".
- Prêmio Top Universitário Londrina 2010, por ter sido a empresa mais lembrada pelos universitários nas categorias Telefonia Fixa e Provedor de Internet; prêmio Top Nikkey destaca a Sercomtel como a marca mais lembrada nos segmentos de telefonia fixa e provedor de internet; prêmio Top de Marcas por ser a marca mais lembrada nos segmentos de telefonia fixa, provedor de internet e lista telefônica.
- Hospedagem do Google Cache.
- Desenvolvimento do projeto Sercomtel TV – DTH.
- Lançamento do Plano Celular Econômico, o mais barato do país.
- Início das operações em telefonia fixa e banda larga em Cornélio Procópio e Mandaguari.
- Aprovação pela Câmara Municipal da venda das operações de TV por assinatura Adatel Osasco e Adatel São José.
- Aprovada a incorporação da Sercomtel Celular pela Sercomtel S.A. – Telecomunicações.
- Ativação do próprio Cadastro de Estações Móveis Impedidas, serviço que bloqueia os aparelhos celulares furtados.
- Obteve índice de 100% de qualidade do atendimento ao usuário – o IDA em todo os segmentos conforme Anatel.
- Prêmio Top Universitário Londrina 2011, por ter sido a empresa mais lembrada pelos universitários nas categorias Telefonia Fixa e Provedor de Internet; prêmio Ímpar na categoria Operadora de Telefonia Fixa - Preferência Londrina; prêmio Top de Marcas Londrina Londrina 2011 nos segmentos telefonia fixa e internet.
- Comitê de Solidariedade recebe prêmio Top Personalidade no segmento sustentabilidade empresarial (Top de Marcas).
- Implantação do Programa GMD/GMR – Gerenciamento Matricial de Despesas e de Receitas.
- Aprovação do Decreto Municipal para entrega de ações preferenciais do Município aos proprietários de linhas telefônicas adquiridas na modalidade autofinanciamento
- Incorporação da Sercomtel Celular pela Sercomtel S.A. – Telecomunicações e extinção da incorporada.
- Início da comercialização do Plano BEL Fibra em parceria com a Copel em Curitiba e região metropolitana e em Irati.
- Portabilidade negativa significativa para o período.
- Redução drástica de clientes na telefonia móvel.
- Perda significativa de clientes na telefonia fixa.
- Início das operações em telefonia fixa e internet banda larga nas cidades de Jataizinho e Bandeirantes.
- Prêmio Top Universitário Londrina 2012 nas categorias telefonia fixa e internet banda larga; prêmio Top Nikkey nas categorias telefonia fixa e provedor de internet; classificada como 81ª maior empresa do Paraná, conforme ranking da Revista Amanhã; classificada pelo Ímpar – Índice de Preferência e Afinidade Regional como operadora de telefonia fixa preferida pelos londrinenses; prêmio Top de Marcas 2012 nos segmentos telefonia fixa e provedor de internet e lista telefônica.
- Crescimento das vendas em 10%, sendo que a média de crescimento do setor foi de 3%.
- Crescimento expressivo da Banda larga.
- Declaração de autofalência das operações de TV por assinatura (Adatel Osasco e Adatel São José).
- Encerramento da filial SMTV na cidade de Maringá.
- Mudança da denominação da empresa Internet By Sercomtel S.A. para Sercomtel Participações S.A. e ampliação do seu objeto social (fomento de novos negócios e inovações).
- Implantação do Estatuto Disciplinar dos Empregados da empresa.
- Implantação de Regulamento para concessão de patrocínios.
- Comercialização de GPON.
- Continuidade do processo de reestruturação da ASK – Companhia Nacional de Call Center.
- Início do cumprimento do Decreto de entrega de ações de propriedade do Município para os proprietários de linhas telefônicas adquiridas na modalidade autofinanciamento.
- Aprovação da Lei Municipal que autorizou a criação da Sercomtel Iluminação S.A.
- Delegação do contrato de Manutenção da Iluminação Pública do Município de Londrina para Sercomtel Iluminação S.A.
- Disponibilização dos Serviços de colocation.
- Crescimento dos Serviços de Telefonia Fixa – DDR Implantação do PCCS.
- Encerramento das atividades da SMTV – Maringá.
- Decretada a falência da Adatel Osasco e Adatel São José.
- Lançamento Plano Celular Super Pré.
- Crescimento da planta propiciou que a empresa deixasse de ser classificada pela ANATEL como Pequeno Porte.
- Crescimento das vendas em 10,4%.
- Crescimento da telefonia celular em 21,9%, sendo que o setor cresceu em média 5%.
- Evolução da planta em 8,5%.
- Portabilidade com saldo positivo.
- Modernização e expansão rede móvel 3G.
- Modernização e atualização da NGN.
- Expansão fibra óptica em Londrina e outras cidades da região.
- Aquisição de frequência para ampliação da área de atuação (região 43) – 95 localidades.
- Reestruturação de Gerências, Coordenadorias e Diretorias – redução consolidada de custos em 30%.
- Realização de PSDV com a adesão de 41 empregados.
- ASK encerrou o exercício com lucro liquido e adquiriu nova plataforma para prestação de serviços.
- Continuidade da negociação com a ANATEL para regularização fiscal – TAC.
- Adoção de Planejamento Tributário.
- Redução de custos de aquisição de backbone internet em 60%.
- Alteração da denominação social da ASK para Sercomtel Contact Center S.A.
- Crescimento da telefonia fica em 6,7%.
- Crescimento em banda larga em 8,5%.
- Crescimento telefonia celular em 10%.
- Crescimento consolidado alcançou a marca de 7,7% em relação ao exercício de 2015. - Lançamento da internet fixa pré paga econômica.
- Implantação da conta web.
- Comercialização de serviços e-commerce.
- Ampliação GPON Londrina e outras cidades.
- Ativação de core na cidade de Maringá.
- Comercialização de serviços de transporte para provedores de internet de pequeno porte.
- Tentativa de venda das ações da ASK de propriedade de sócios remissos, declaradas caducas. Como não houve êxito na alienação foi realizada a reestruturação societária e respectiva redução do capital social.
- Reversão do PL – Patrimônio Líquido negativo da ASK para positivo.
- Lançamento do produto SNUVEM pela Sercomtel Participações.
- Início das atividades devidamente estruturadas da Sercomtel Iluminação, com mão de obra própria.
- Crescimento das provisões referentes a passivos trabalhistas.
- Baixa das ações das empresas coligadas – Adatel Osasco e Adatel São José.
- Realização de empréstimo para capital de giro na ordem de R$ 5 milhões de reais.
- Tentativa de alienação de bens imóveis (terrenos) sem obtenção de êxito.
- Início da vigência da lei 13.303/2016 – Estatuto Jurídico das empresas Estatais.
- Implantação de Plano de Ação Emergencial o qual atingiu, em 07/2017, 61% da meta de crescimento de receitas e 84% da meta de redução de despesas.
- Sercomtel alcança 1ª colocação no ranking de satisfação geral dos consumidores do Paraná nos três serviços pesquisados pela ANATEL.
- Disponibilização do DDR (corporativo) para mais 76 cidades do Paraná.
- Notificação de acompanhamento, mais rigoroso, da situação da Sercomtel pela Anatel
- Apresentação de Plano de Recuperação Econômico Financeira da empresa à Anatel
- Pedido de aporte de recursos aos acionistas.
- Publicação do acórdão para abertura do processo de cassação das licenças para prestação de serviços de titularidade da Sercomtel.
- Notificação em 15/09/2017 do processo de caducidade da concessão de STFC Londrina e Tamarana.
- Indeferimento da proposta de TAC junto a Anatel.
- Ampliação rede óptica na região sul da cidade de Londrina.
- Expansão para mais 24 cidades do Paraná.
- Lançamento do Programa de Integridade, com a criação de mecanismos de controle de riscos e compliance especialmente desenhados para garantir um relacionamento mais íntegro, ético, transparente e seguro.
- Início do projeto conjunto com as forças de segurança de Londrina, para instalação de câmeras e fornecimento de tecnologia, visando o monitoramento da cidade.
- Protocolado junto à ANATEL os resultados do Plano de Equilíbrio Financeiro, superando a receita prevista em 173%
- Eleição de um representante do quadro de funcionários como Membro do Conselho de Administração.
- Em parceria com a Copel Telecom, passa a oferecer a telefonia fixa residencial para mais 16 cidades, com saldo de 196 cidades no Paraná, sendo 15 com rede própria. Nas demais 181 cidades, em parceria com a Copel Telecom, sendo que a maior parte dos clientes é do ramo corporativo.
- A comunidade nipônica de Londrina elegeu a Sercomtel como a marca mais lembrada nas categorias “Provedor de Internet” e “Operadora de Telefone Fixo”, na 14ª edição do Prêmio Top Nikkey
- Encaminhado à Câmara de Vereadores de Londrina, pelo prefeito Marcelo Belinati, o projeto para revogação das Leis nº 7347, de 6 de abril de 1998, e nº 10.709, de 26 de maio de 2009. O documento autoriza o Executivo Municipal a encontrar alternativas através de parcerias comerciais, mediante alienação das ações possuídas pelo município no capital da Sercomtel S/A Telecomunicações.
- Projeto que possibilita a venda das ações da Sercomtel, sem obrigatoriedade de plebiscito, foi aprovado pela Câmara.
- A Sercomtel se destaca entre as operadoras como a marca mais lembrada pelos londrinenses nos serviços de telefonia fixa e provedor de Internet, na 23ª edição do Prêmio Top de Marcas, resultado obtido através de pesquisa realizada pela Litz Estratégia e Marketing.

Organograma

Organograma Sercomtel Telecomunicações

Regulamento para Patrocínios

Regulamento da Sercomtel S.A. - Telecomunicações para concessão de patrocínios, aprovado pela Resolução nº 144, de 16 de outubro de 2015.

Responsabilidade Social

A Sercomtel assume seu compromisso de empresa cidadã, desenvolvendo em conjunto com seus colaboradores um programa de responsabilidade social dirigido à comunidade em que atua. Esta orientação abrange desde projetos específicos, programas de iniciação profissional para jovens, apoio à inclusão digital e o estímulo ao trabalho voluntário entre seus colaboradores. Os projetos estão distribuídos nas seguintes áreas:

Social

Academia ao Ar Livre
Comitê de Solidariedade
Pessoas com deficiência Auditiva e/ou de Fala
Primeiro Emprego
Qualidade de Vida
Sercomtel ao Ar Livre

Cultural

Espaço Memória
Eventos

Educacional

Biblioteca
Inclusão Digital

Ambiental

Coleta Seletiva
Manejo de Baterias
Reciclagem de Baterias

Manual de Utilização da Marca Sercomtel


Logomarca Sercomtel

É expressamente proibida a utilização da logomarca Sercomtel sem o consentimento e aprovação da área de marketing da empresa (Sercomtel), salvo projetos e processos administrativos específicos publicados autorizando o seu uso.