Dicas de Segurança

Dicas de Segurança

Antispam.br

O Site Antispam.br constitui uma fonte de referência sobre o combate ao Spam, suas implicações e formas de prevenção. Está dividido em duas áreas distintas, uma para Usuários e outra específica para Administradores de Redes.

Este Site é uma iniciativa da Comissão de Trabalho Anti-Spam (CT-Spam), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que tem como missão propor e coordenar uma iniciativa nacional contra o abuso no envio de e-mails não solicitados, articulando um conjunto de ações que possa mobilizar os diversos fatores relevantes envolvidos no tratamento desse problema.

Idioma: Português (PT-BR)

Site: http://www.antispam.br/

Antivírus Gratuitos

Alwil Software

Idioma: Português
Site: http://www.avast.com/index_por.html
Software: Avast Home Edition

Grisoft

Idioma: Português
Site: http://www.grisoft.com/doc/1/br-pt/crp/0
Software: AVG Anti-Virus Free Edition

Avira

Idioma: Inglês
Site: ttp://www.avira.com/
Software: Avira AntiVir PersonalEdition Classic

Checagem Online

Você suspeita que um vírus infectou sua máquina?

Tem anti-vírus mas quer uma segunda opinião sobre o nível de proteção do seu computador?

Serviços gratuitos online de empresas de segurança permitem checar a existência de pragas virtuais ou mesmo verificar vulnerabilidades do sistema.

Confira os endereços abaixo:

BitDefender

Idioma: Inglês

Site: http://www.bitdefender.com/

Online Scanner: http://www.bitdefender.com/scan8/index.html

Kaspersky Lab

Idioma: Inglês

Site: http://www.kaspersky.com/

Online Scanner: http://www.kaspersky.com/virusscanner

McAfee

Idioma: Inglês

Site: http://www.mcafee.com/

Online Scanner: http://us.mcafee.com/root/mfs/default.asp?cid=13121

Panda Security

Idioma: Português

Site: http://www.pandasecurity.com/brazil/

Online Scanner: http://www.pandasecurity.com/brazil/homeusers/solutions/activescan/default.htm?track=80381

Symantec

Idioma: Inglês

Site: http://www.symantec.com/

Online Scanner: http://security.symantec.com/

Trend Micro

Idioma: Inglês

Site: http://www.trendmicro.com/

Online Scanner: http://housecall.trendmicro.com/

Obs.: Sendo propriedade exclusiva de seus fornecedores, a Sercomtel não se responsabiliza pelas ferramentas.

Dicas de Manutenção

É verdade que a maioria dos erros de conexão é resolvida desligando e religando o modem e o computador?

Sim, é verdade.

O nome desse procedimento é "Boot".

Ele resolve a maioria dos erros porque cria uma nova comunicação do modem com a placa de rede.

Como executar o Boot:

Desligue o computador e o modem, espere alguns segundos.

Ligue primeiro o modem e, depois que as luzes acenderem, ligue o computador.

Assim o modem identifica a placa de rede efetuando a comunicação correta.

Ruídos na Linha Telefônica

Hipótese:

Não há microfiltros instalados nos aparelhos.

Solução:

Desligue seu modem e tente usar o telefone.

Se o ruído parar, o problema é a falta de filtro ADSL em algumas das extensões ou o filtro está com defeito.

Se o ruído persistir, o problema é na linha ou no aparelho telefônico.

Conexão Lenta

Hipótese:

Dúvidas sobre a velocidade informada.

Solução:

Feche os programas que interagem com a Internet. Deixe apenas uma máquina em rede.

Hipótese 2:

Problemas de desempenho do seu computador, exigindo um processador mais veloz (mais memória); ou infectado por vírus ou programa espião (trojan).

Solução:

Contate um técnico em informática para uma avaliação

Não Navega

Hipótese:

Modem Travado.

Solução:

Reinicie todos os equipamentos da rede (modem, micro, hub,switch, wireless) e aguarde 5 minutos para religar.

Quedas de Conexão

Hipótese:

Problemas na instalação do seu modem ADSL.

Solução:

Reinstale seu modem, conforme procedimento do fabricante. Se o modem for da Sercomtel entrar em contato com 103 43.

Não Consegue Acessar Algumas Páginas

Hipótese:

Problemas no navegador.

Solução:

Mantenha seu navegador sempre atualizado.

Verifique com seu técnico de informática a instalação de outro navegador, pois não garantimos disponibilidade de aplicativos de terceiros.

Hipótese 2:

Sistema de proteção.

Solução:

Alguns programas que protegem seu computador como antivírus ou Firewall pessoal, podem impedir o acesso a algumas páginas. Contate seu técnico.

Hipótese 3:

Problemas e congestionamento no servidor onde a página está hospedada.

Solução:

Informe o administrador do site e tente acessar em outro horário.

Problemas de Autenticação

Hipótese:

Senha incorreta.

Solução:

Verifique a tecla Caps Lock, que deixa as letras maiúsculas e a tecla Num Lock, que impede a digitação do teclado numérico.

Confira se você está utilizando seu login e senha corretos.

Dúvidas na Reinstalação do Serviço ou do Modem ADSL

Solução:

Contate seu técnico particular ou ligue operadora - 103 43.

Importante:

Em todos os casos, é fundamental verificar se os cabos de conexão de energia do modem e do computador estão conectados corretamente.

Antes de entrar em contato com a operadora, reinicie seus equipamentos.